quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Liberdade, onde está ela ?

Às vezes percebo que vivemos num país altamente teórico. Estava eu dormindo nessa quinta-feira (tirando meu cochilo diário da tarde que se estende para noite), e minha mãe vem com uma notícia que mataram o vice-presidente do sindicato dos professores aqui da cidade e o presidente se encontra hospitalizado. Onde já se viu os mestres que transmitem a educação pública tratados desta maneira, apenas por estarem reivindicando algo que lhes é de direito.
Mas onde eu quero chegar não é em problemas municipais, e sim no tamanho em que priorizamos a teoria em nossa pátria. Vemos e ouvimos desde sempre que vivemos numa república, que é um país feito do povo para o povo e tal... Nas escolas e em qualquer instituição educacional iremos ouvir passagens sobre a busca de nossos direitos; porém não é assim que funciona. Ninguém realmente (salvos alguns poucos por centos) sai nas ruas e contesta algo, somos omissos (sim, sou mais um teórico hipócrita) e abaixamos a cabeça para qualquer situação onde os "poderosos" distorcem seus privilégios. Atualmente estou tendo a oportunidade de cursar uma faculdade de Direito, e vejo que muita coisa não é aplicada, infelizmente. Imaginem o número de pessoas preciosas teríamos se todos que possuem certo grau de instrução lutassem realmente pelo povo?
Por isso invejo muito os jacobinos, por mais que eu tenha passado por quase as mesmas escolas que eles, ainda não estou pronto para lutar em prol de minha pátria e meus direitos (um dia quem sabe eu cresça), e o povo se unir a este ideal, o ideal de justiça e igualdade e apenas desse jeito iremos evoluir a nossa "república" para um estágio perto da grande sociedade sonhada pelos grandes filósofos que admiro.

Vou jogar Breath of Fire III.


Beijos.

2 comentários:

Unknown disse...

Tio.. Eu concordo plenamente no que vc acabou de dizer... Parece que estamos vivendo em plena Ditadura Militar, onde não se podia dizer um "ai" que as pessoas já eram bombardeadas. Onde esta nosso direito de liberdade de expressão? Isso é uma vergonha!

Unknown disse...

Boris Casoy